A solenidade de abertura, às 18h, contou com a presença de autoridades e convidados especiais. Em sua saudação, o organizador e diretor do Educasul Jessé Torres conclamou a todos, “procedentes de diferentes lugares e espaços educativos, a assumirem um compromisso ético com a instituição a qual atuam”.
- É com imensa satisfação e orgulho que os acolhemos, e em especial aos conferencistas e palestrantes que conferem fundamentação, seriedade e respeitabilidade às nossas discussões, contribuindo de modo salutar para o avanço da produção teórico-prática e proporcionando um espaço de formação que se solidifica a cada ano, frisou ele.
Coube ao professor Miguel Zabalza, doutor em Psicologia e Pedagogia pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), fazer a primeira conferência, abordando “Avaliação e qualidade – participação ou controle?”. Disse o especialista que os próximos cinco anos são decisivos para o país abandonar os velhos valores educacionais que levam a criança a ir e voltar da escola sem estímulo e faz o professor indiferente aos problemas do aluno. Segundo frisou, a educação tem que preparar a criança social, física, intelectual e emocionalmente. Catedrático na Universidade de Santiago de Compostela, especialista em temas da educação infantil, desenvolvimento curricular, formação de professores e ensino universitário, Zabalza foi enfático ao dizer que se o sistema educacional não se transformar nos próximos anos, as futuras lideranças estarão comprometidas. Essa mudança, explicou, é o compartilhamento do respeito mútuo e confiança entre educadores e educandos.
MINI-CURSOS
O primeiro dia de atividades do Educasul 2009 começou com uma intensa movimentação dos participantes que, logo após o cadastramento, puderam escolher um dentre os três mini-cursos que ocorreram de forma paralela, das 14 às 17 horas.
RUBEM ALVES ALERTA – “É necessário acordar e dar prioridade à educação”
Ele frisou que educar significa criar pessoas que sejam bonitas, íntegras, que tenham gosto pela leitura e música, por exemplo. Mas, ao contrário, a atual tarefa dos educadores em sala de aula passou a ser a de “controlar a classe” e de “domar as feras”. O fundamental é ensinar a reverência pela vida, porque a vida de cada um é sagrada e todos só estão em busca de alegria. “Mas as escolas não sabem ensinar isso”, comentou.
É NECESSÁRIO ACORDAR
AVALIAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
A conferência de Rubem Alves encerrou o Educasul 2009 que ocorreu de 22 a 24 de julho no Centrosul em Florianópolis. Foram 3 dias de mini-cursos, mesas-redondas, oficinas, painéis, palestras, convidados ilustres de várias partes do planeta e educadores de todo o país.
lindo blog, seu blog é um sucesso! vou te seguir e já coloquei vc na minha lista de blog. um beijo. espero sua visita.
ResponderExcluir