quarta-feira, 16 de julho de 2008

Educar para a vida: o trabalho, o carinho e a técnica do professor

A influência psicológica mais marcante que a criança recebe, principalmente no início de sua escolaridade, é do professor, podendo ser comparada apenas com aquela que exercem os pais. A adaptação na escola, o desenvolvimento cognitivo e emocional, a personalidade e o desempenho acadêmico da criança refletem, em grande parte, o trabalho, o carinho e a técnica do professor. No dia-a-dia da creche, o professor precisa promover o bem-estar emocional da criança, aliviar suas tensões, problemas e receios, propiciando um espaço onde ela possa se sentir bem acolhida, onde não se sinta repreendida ou humilhada, onde saiba que tem o direito de errar e de se expressar livremente, podendo contar seus desejos, anseios, segredos, apreensões e alegrias. Propiciando este bem-estar emocional, as crianças ficarão mais tranqüilas, interessadas, participativas e motivadas a aprender todo o conteúdo que temos a oferecer. O professor precisa estar sempre atualizado, ler muito, tomar conhecimento dos diferentes aspectos do desenvolvimento infantil e, principalmente, enxergar cada criança como ser único que ela é, e não como mais uma na sala de aula. No contexto social, o professor é o primeiro mentor que a criança tem na vida, fora da família. É fato que as crianças dependem dos professores para se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com a sociedade. Sabemos que a cidadania, a política, as condições socioeconômicas e a saúde têm início na educação, na escola. Quanto pior é a escola, mais submisso, vulnerável e ignorante um povo se torna. Não podemos pensar sobre a educação sem analisar o contexto social, político e econômico em que ela é gerada. Devido ao quadro de desigualdade, de heterogeneidade que caracteriza a sociedade brasileira, nossa educação é considerada uma das piores do Mundo. Segundo o Projeto Pisa (Pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que avaliou alunos de 40 países, o Brasil ficou com 370 lugar em Leitura, 390 lugar em Ciências e 400 lugar em Matemática! A pesquisa também mostrou que 80% dos nossos estudantes está entre o nível de aprendizado insuficiente e péssimo. Este é o resultado de um país onde a educação deixou de ser a prioridade, em detrimento a inúmeros interesses secundários, haja vista o orçamento destinado aos salários de quem educa. Sob este aspecto, precisamos pensar na formação e função do professor como “construtor” das bases de uma criança, não apenas pelo que ela é, mas também pelo que ela virá a ser para o mundo. Transmitam às suas crianças conteúdos válidos para a vida e adotem o ato de educar e cuidar. Não esperem receber crianças prontas para aprender, se preparem para o sabor da vitória de ensinar a pensar e a agir. Sejam agentes de transformação da sua comunidade através da educação dos seus alunos. Sejam profissionais felizes e elogiados no seu meio, façam diferente!
Suely Regina Soares Santos

Um comentário:

  1. Adorei este artigo, que fala tão bem sobre a importância do professor estar se preparando para educar a criança e o respeito para com elas, sabemos também que os pais são as peças fundamentais para que as crianças tenham também um desenvolvimento saudável. Em relação as estatística mostradas neste artigo, sabemos que tambem fazemos parte destes dados, porém , mães tem muitas vezes mais sensibilidade que os pais, por ter o chamado sexto sentido, muitas vezes a mãe tenta proteger seus filhos de situações onde para o homem é fato insignificante, daí a importancia da escola também atuar junto aos pais, esclarecendo o comportamento ou atitude correta frente algumas situações.
    E aí podemos refletir o quanto é grande e importante a área da educação na vida de nossos filhos, ela não deve se esgotar em sala de aula, mais sim, estar preparada para a orientação de pais, pois nada melhor os profissionais da área para mediar os conflitos de valores entre os pais e assim sem trauma possa se reconstruir conceitos essenciais para a formação do futuro cidadão.

    ResponderExcluir

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR!

Powered By Blogger