Aventuras para crianças pequeninas Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadas. Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc.
Crianças exercitando-se na sala Preste atenção com as brincadeiras das crianças, é sempre bom ter um colchão de ginática ou uma colcha almofadada para que as crianças possam brincar e exercitarem-se ali.
Bacia ou piscina de plástico
Para cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o ideal. Você poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para não estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá-los), algodão (de boa qualidade para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia). Papéis manteiga fazem um barulho agradável de se ouvir, quando se é amassado. Observando-as sempre para que não engulam objetos indesejáveis. No outono, é possível encontrar materiais como: castanhas, folhas, que também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem e desenvolvam seus sentidos. Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e enchê-la de água. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de plástico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.
Música com materiais de casa
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!
Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.
Conhecendo as formas
Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato, diferentes formas: círculo, triângulo, retângulo, etc. Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.
Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima! Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima
Saquinhos recheados
Uma coisa que pode ser feita rapidamente é confeccionar saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas. Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.
Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painéis. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas. Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças, poderão pelo tato, adivinhar de qual painel se trata.
Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-a com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce poderá utilizar outros materiais para enchê-la.
Recipiente de filme
Você poderá também encher um potinho de plástico, desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxílio de fita isolante ou crepe.
Papelão
Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo. Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande. Com papelão a criança maior poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, formas variadas ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.
Aprendendo a guardar os brinquedos Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por: bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma música e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.
Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho.
Travesseiros de balões
Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colocar nas colchas diversos balões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.
Brincadeira na areia
Quando estiverem fora, dê às crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.
Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papel.
Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda de outros dedos para que se fixe no papel.
Caixas de ovos vazias
São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada na confecção de papel marchê – que serve como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc. As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.
Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
TEMPO DE FÉRIAS: O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS?
Em
época de férias escolares ou mesmo de longos feriados, quem tem
criança pequena sempre tem que ficar procurando alguma
atividade para que elas possam ocupar o tempo.
Mas...o
que fazer com as crianças em todo o tempo livre? A preocupação é
justificada, mas a boa notícia é que existem, sim, diversas formas
interessantes de entreter a garotada e, de bônus, ainda reforçar os
laços familiares.
Ao
planejarem as férias das crianças, os pais devem ter em mente a
grande função do período: o descanso. Afinal, trata-se de um
momento para a criançada curtir cada minuto com suas brincadeiras e
deixar de lado as preocupações e obrigações que voltarão em
algumas semanas.
Para
muitos pais, estas semanas representam um desafio, pois eles precisam
encontrar formas de entreter as crianças durante este período de
descanso.
Segundo
a terapeuta de família Suzy Camacho “nas férias, os horários
ficam mais maleáveis, mas algumas regrinhas, como a hora de dormir e
a de comer, precisam ser respeitadas o máximo possível para não
atrapalhar o funcionamento normal do metabolismo da criança. Até os
6 anos de idade, os pequenos podem dormir e comer no máximo até uma
hora depois do que estão acostumados. Fugir completamente da rotina
pode deixá-los cansados e dificultar a volta às aulas”.
Veja
algumas dicas para você se organizar com atividades lúdicas e se
divertir com os pequenos:
Fazer
com que as crianças mantenham
o contato com seus amigos e colegas de escola, sempre
é muito saudável para fortalecer
os laços de
amizade entre elas. Participar
de oficinas infantis de leitura, fazer cursos de artes, passear em
parques e praças, levar os pequenos para a cozinha e deixá-los
preparar uma receita, fazer um
piquenique ou acampamento,
assistir peças teatrais e desenhos no cinema, fazer atividades
lúdicas com jogos e brincadeiras antigas, proporcionar o
contato com animais, fazer trilhas e caminhadas,
empinar pipa,…ou até mesmo participar de uma Colônia de Férias.
O
importante é mudar a rotina, desbravar outra realidade, fazer das
férias um momento diferente e feliz!
E se os pais conseguirem um
tempinho, uma folga extra, é importante aproveitar em companhia
deles.
A
intenção desse texto é motivar pais, familiares e responsáveis a
pensar nestas ou em milhares de outras opções que podem garantir
que esses poucos dias sejam alegres e divertidos para as crianças.
Muitas vezes estamos tão entretidos em dar conforto e bens materiais
que nos esquecemos de que o que torna alguém especial são o
cuidado, o carinho e o tempo gastos com ele.
Boas
Férias... Patricia Salesbrum
Psicopedagoga / assessora pedagógica
CURTA A FANPAGE APRENDER: https://www.facebook.com/aprenderecia.oficial/
PARTICIPE DO GRUPO APRENDER: https://www.facebook.com/groups/grupoaprender/
SIGA O INSTAGRAM: _aprenderecia
SUGESTÃO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL
é a esperança do que poderíamos ser...
é a inocência que deveríamos ter...
Você é a criança, que um dia vai crescer!
É a promessa, que vai se realizar!
É a esperança da humanidade se entender!
É a realidade que o adulto precisa ver...
e também aprender a ser...”
(Lauro Kisielewicz)
(Lauro Kisielewicz)
Com base nos objetivos trabalhados no decorrer desse semestre, foi possível observar que Ana é uma criança muito tranquila, meiga e esperta. Por ser a criança mais jovem da turma gosta de imitar suas amigas em brincadeiras livres, tendo preferência em brincar com as meninas, no entanto, interage muito bem o grupo. É muito mimada por todos e protegida por suas amigas.
Durante as atividades propostas, procura fazê-las sempre com muito capricho, mostrando para a educadora e ficando a espera de receber elogios. Paciente e dedicada, trabalha facilmente com todos os tipos de materiais sugeridos, porém demonstra certa insegurança na execução de algumas atividades, manifestando o choro em alguns momentos, mas calmamente é tranquilizada e volta a interagir com o grupo.
Aprecia as aulas de artes, onde executa os recortes e colagens com bastante capricho; prefere as atividades mais complexas, que exigem maior esforço, ficando triste quando acaba rápido. Ainda não possui muita habilidade com a tesoura, no entanto, se esforça para concluir os recortes, não aceitando ajuda da professora, o que demonstra certa autonomia e independência.
Adora expressar-se corporalmente através da música e dança. Nas brincadeiras explora todos os brinquedos com agilidade tendo preferência pelo balanço. Ana está em pleno desenvolvimento motor, onde brinca, pula e corre, com bastante desenvoltura. Observa os livros com interesse e reconta as histórias com entusiasmo.
Na linguagem oral, comunica-se de forma clara e objetiva, fazendo-se entender em seus desejos e necessidades. Reconhece algumas vogais, sabendo nomeá-las. Participa das atividades de raciocínio lógico matemático contando oralmente e identificando alguns numerais.
Aceita bem as Regras do Grupo, no entanto, ainda deseja atenção diferenciada para si, solicitando que sejam atendidos todos os seus desejos. Estamos trabalhando neste sentido, pois o egocentrismo ainda é presente, típico de sua idade, onde pensa que tudo gira ao seu redor e tem a ver com suas vontades. Faz-se necessário respeitar o tempo de cada criança, pois cada ser é único, dotado de transformação com o meio em que vive.
Concluindo, Ana participou de todos os projetos que foram realizados nesse primeiro semestre, demonstrando maior interesse pelo da “FAMÍLIA”.
Seu jeito meigo e sorriso encantador conquistam a todos!
AGRADEÇO A CONFIANÇA DEPOSITADA EM MIM, NA ESCOLA E PARCERIA DA FAMÍLIA. COM CARINHO, PROFª...
SE GOSTOU, APROVEITE PARA COMENTAR!
ACESSE A FANPAGE APRENDER
https://www.facebook.com/aprenderecia.oficial/
MÚSICA DE NATAL
Quero ver você não chorar
Não olhar pra traz, nem se arrepender do que faz
Quero ver o amor vencer mas se a dor nascer,
Você resistir e sorrir
Se você pode ser assim
Tão enorme assim eu vou crer...
Que o Natal existe
Que ninguém é triste
Que no mundo há sempre amor
Bom Natal, um Feliz Natal
Muito amor e paz prá você
Prá você!
Não olhar pra traz, nem se arrepender do que faz
Quero ver o amor vencer mas se a dor nascer,
Você resistir e sorrir
Se você pode ser assim
Tão enorme assim eu vou crer...
Que o Natal existe
Que ninguém é triste
Que no mundo há sempre amor
Bom Natal, um Feliz Natal
Muito amor e paz prá você
Prá você!
SUGESTÃO DE MENSAGEM DE ENCERRAMENTO
Mais um ano se passou e os bons momentos da vida, feitos de tudo o que é forte, simples e belo, como um olhar, um sorriso, um gesto de amizade foram apreciados e cultivados. Muitos desafios foram vencidos e outros objetivos foram lançados.
Agradecemos a Deus pelos “presentes” recebidos nesse ano letivo, pois cada aluno, em particular, marcou nossa escola de maneira única e especial. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado.
De nossa parte, podemos afirmar que procuramos realizar o melhor para os nossos alunos e que não mediremos esforços para que, em 2017, aperfeiçoemos ainda mais os nossos serviços.
Reconhecemos a confiança depositada em nosso trabalho, o que nos motiva no compromisso de satisfazer as expectativas projetadas em nossa instituição. Agradecemos também, as famílias que já efetuaram a rematrícula de seu filho para o próximo ano.
Queremos nos dedicar ao máximo para confirmar a escolha que fizeram pela nossa escola, contando com a mesma parceria que firmamos durante este ano.
Que entre a magia do Natal e a realidade da vida possamos encontrar espaço para a alegria, para o encontro com as pessoas, para sonhar, acreditar em um mundo melhor e agir por um mundo mais humano. Que o Natal possa ser o renascer da esperança e que esta se realize no decorrer do Novo Ano.
Que possamos sentir mais forte ainda o significado da palavra amor, refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes e no que depender de nós, isso será realidade!
Nós da equipe do________________________agradecemos a presença de todos e esperamos contar com essa mesma parceira em 2021!
Desejamos à todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
(Fernando Pessoa)
(Fernando Pessoa)
Assinar:
Postagens (Atom)