domingo, 18 de abril de 2010

DATAS COMEMORATIVAS

TRABALHAR OU NÃO TRABALHAR? EIS, A QUESTÃO!
Bete Godoy

Tenho recebido várias perguntas de educadores que visitam o blog relacionadas as datas comemorativas, as mais recorrente são: se elas devem ou não compor o currículo na educação infantil; como a família pode participar efetivamente indo muito além da situação de expectador das apresentações feitas pelas crianças e como este assunto é tratado no cotidiano da escola.

Diante dos contínuos questionamentos partilho como temos respeitado os valores culturais, religiosos, econômicos e éticos das crianças e suas famílias sem empobrecer o trabalho pedagógico. No início do ano quando escrevemos o plano de trabalho reservamos um momento para decidir e conversar sobre algumas especifidades dos conteúdos que trabalharemos, entre eles, as datas comemorativas.

As datas comemorativas estão sempre presentes em nossas reflexões porque estamos aprendendo a lidar com novas situações de aprendizagens para compor um currículo e ampliando os saberes já construídos. Avançamos muito mas, como todo ano recebemos novos professores retomamos avaliando os avanços e dificuldades no planejamento e desenvolvimento das nossas práticas.

Alguns anos atrás era comum ver nos painéis e espaços da escola produções realizadas por professores e na sua grande maioria de E.V.A, ou de origame, isso sem contar nos kits de festa que eram reaproveitados para recepcionar as crianças e famílias marcando a comemoração de uma data comemorativa.

Quem não se lembra de ver nos murais do pátio da escola o caipira, a fogueira ao meio e a capirinha? Outra marcante é o coelhinho da páscoa com a cesta de ovos na mão. Natal, dia das mães, dia do livro, dia da árvore, dia do circo e por aí a fora.

Quando observamos os espaços e neste caso estou me referindo as paredes e murais da escola a luz de boas teorias percebemos o quanto eles revelam a nossa concepção sobre educação e desvela como cada educador traduz isso em sua prática pedagógica.

Partindo desta premissa algumas perguntas alimentaram a nossa discussão, reflexão e ação:

1-Qual a relevância deste trabalho para o desenvolvimento infantil?
2-Como respeitar a diversidade cultural das crianças e famílias?
3-Quais as possibilidades de aprendizagem e vivência?
4-Como realizar um trabalho onde as crianças possam pensar, criar e conversar sobre este assunto sem tratá-lo como mera reprodução mercadológica?
5-Como as famílias poderão participar ampliando a cultura local, partilhando seus saberes e fortalecendo vínculos com a escola?
6-Como os dados coletados na pesquisa socioeconomica realizada todo inicio de ano pode contribuir para conhecermos a cultura local?

Durante essa tempestade de idéias muitas outras questões surgiram, mas, acredito serem estas as geradoras de outras boas perguntas. Cabe a cada unidade educacional poblematizar a partir de seus saberes e fazeres.

As primeiras ações serão marcadas pelo espanto e insegurança por parte dos educadores, sair da zona de conforto (do prático mesmo que inútil) para a construção significativa para a criança exige ousadia pedagógica.

4 comentários:

  1. Amei seu blog. Estou colocando seu link no meu.É muito criativo e diversificado...Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. oi, patricia! que bom que levantou essas questões e melhor: escreveu um texto. Penso também muito nisso e, talvez, a questão maior (visto que as datas comemorativas são importantes sim) seja esta: de que maneira podemos trabalhar esses conteúdos (também os interdisciplinares) sem deixar que a aula de artes torne-se apenas um local onde se realiza projetos, sem nenhuma intenção (objetivo) artístico claro? :)
    Gostei muito de suas palavras. Sabe que gosto do seu blog, né? Um abração, Adrianne

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este assunto q tu aborfdou aqui no teu blog.Lá na escola em que trabalho ja paaramos de realizar projetos imensos relacionados simplesmenta as daas comemorativas.Hoje pensamos nas comtribuções q cada projeto ira trazer.Tem uma materia sobre isso la no meu blog profnatalia.blogspot.com.Passa lá e deixa a tua opinião.Aproveita pra conhecer o profnatalia2.blogspot.com e pegar o teu selinho do blog novo.Ah o teu blog eh demais e os conteudos sempre interessantes.Beijos e te espero lá

    ResponderExcluir
  4. Ótima Postagem. Na nossa escola temos refletido muito com relação ao trabalho com as datas comemotativas dentro do currículo, no sentido de realizarmos nosso planejamento baseado nestas datas, ou pararmos o projeto ou o trabalho que o prof. está realizando para trabalhar estas datas, é muito complicado né? Só se trabalha quando está relacionado ao contexto do momento, ou se estiver significado para a classe naquele momento.

    ResponderExcluir

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR!

Powered By Blogger