sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Avaliação

Avaliação ou Parecer Descritivo são nomes usados no documento que recebemos informando-nos sobre o desenvolvimento de nossos filhos. Por vezes, penso que o termo avaliação é muito forte, pode passar a idéia de “fôrma”, de que todos estão sendo avaliados de forma padrão, como uma linha de produção. É preciso discernir que é um documento sério, sim. Muito além de uma história bonita, é o registro de como nossos pequenos estão experimentando, ousando sem a preocupação de acertar ou errar. Suavizando com o termo Parecer Descritivo posicionamo-nos com mais cautela. Respeitando sempre que as crianças de 0 a 7 anos “não são”, elas “estão” em formação... tudo pode acontecer! São lagartas em metamorfose, deste processo, se bem amparado, podem nascer belas e únicas borboletas. Independente do nome dado, este documento, se bem feito por professores e equipe especializada, nos fornece dados de como nossas crianças estão se relacionando com o mundo e ocupando seu lugar. Construindo-se como sujeitos. Este relato tão sério e tão apaixonante permeia histórias de minhocas, heróis, dinossauros, famílias, lugares, rotinas prazerosas da infância, que conduzem a uma aprendizagem com significado. E registra o que a memória ama e sempre fica eterno: as primeiras amizades, os primeiros professores, os primeiros amores, as primeiras regras em grupo, o primeiro registro da figura humana... os primeiros momentos de uma infância que determina “todo o resto!!!”.

2 comentários:

  1. AMEI E APROVEIT TUDOOOOOOOO..........VOCÊ TEM ALGUM MODELO DE PARECER PARA MIM PODER CONSTRUI O MEU EXISTE ALGUMA LINHA DE RACIOCÍNIO PRARA PREENCHER ESTE........

    ResponderExcluir
  2. MEU EMAIL E MARJEAN@OI.COM.BR TAMBEM E MEU MSM ME ADCICONE TB E MEU ORKUT

    ResponderExcluir

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR!

Powered By Blogger