- O tema transversal Meio Ambiente deve ser trabalhado de forma implícita nas questões diárias de cada disciplina escolar.
- O papel da escola e do professor frente à educação ambiental é levar ao aluno de várias formas as situações de ensino e de aprendizagem sobre ciência naturais, educação ambiental, ecologia e demais disciplinas integradas a ela.
- O meio ambiente é um aspecto que precisa ser enfocado pelo professor enquanto cidadão.
- O meio ambiente não pode mais ser visto se não for de uma maneira interdisciplinar ou até transdisciplinar. Não se pode abordar o meio ambiente se não falarmos de ética, de cidadania, de valores, de qualidade de vida...
- Não é só integrar o ser humano e sim colocá-lo como íntegro no meio ambiente. Não se pode falar “vamos limpar o meio ambiente” e conviver com políticas amorais ou sem ética. É um conjunto de relações que não só limpam as praças ou despoluem o ar, mas também educam as pessoas para a qualidade da vida e das relações.
- Qualquer professor, de qualquer disciplina, pode abordar a questão do meio ambiente usando perfeitamente o jornal, ele é o melhor veículo para se começar a trabalhar com o tema.
- A educação ambiental não deve estar baseada na transmissão de conteúdos específicos já que não existe um conteúdo único, mas sim vários, dependendo das faixas etárias a que se destinam e dos contextos educacionais em que se processam as atividades.
- A própria escola, com os seus problemas ambientais específicos, pode fornecer elementos de estudo e debates e fazer surgir idéias para a solução de muitos deles, envolvendo os alunos e a comunidade na manutenção da mesma.
- (Fonte: P.P.D)
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Dicas Úteis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário