sábado, 12 de abril de 2008

Sugestões de Livros para Educadores


DIDÁTICA / METODOLOGIAS / COMPETÊNCIAS / PROJETOS PEDAGÓGICOS

BASSEDAS, Eulália et alii. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BORGES, Teresa Maria Machado. A criança em idade pré-escolar. São Paulo: Ática, 1994.

DEHEINZELIN, Monique. A fome com a vontade de comer: uma proposta curricular de educação infantil. Petrópolis, Vozes: 1999.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relato de uma professora. 13.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Madalena et alii. Observação, registro, reflexão – Instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

_____________. Avaliação e planejamento: a prática educativa em questão – Instrumentos Metodológicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.

_____________. (Org.). Rotina: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1998.

_____________. (Org.). Adaptação: pais, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1999.

GANDIN, Adriana Beatriz. Metodologia de Projetos na sala de aula. São Paulo: Ed. Loyola, 2001.

GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa.São Paulo: Ed. Loyola, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 1996.

KRAMER, Sônia et alii. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

MACHADO, Maria Lúcia A. pré-escola é não é escola: a busca de um caminho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

MEYER, Ivanise C. R. Brincar & Viver: projetos em Educação Infantil. Rio de Janeiro: WAK, 2003.

RODRIGUES, Maria Bernadete Castro (Org.). O espaço pedagógico na pré-escola. Porto Alegre: Mediação, 1995.

SEBER, Maria da Glória. Construção da inteligência pela criança – atividades do período pré-operatório. São Paulo: Scipione, 1995.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

_____________. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR!

.