Idades
| Textos | Ilustrações | Materiais |
1 a 2 anos | As histórias devem ser rápidas e curtas | Uma gravura em cada página, mostrando coisas simples e atrativas visualmente | Livros de pano, madeira, plástico ou folhas duras. É recomendado o uso de fantoches |
2 a 3 anos | As histórias devem ser rápidas, com pouco texto de um enredo simples e vivo, poucos personagens, aproximando-se, ao máximo das vivências da criança
| Gravuras grandes e com poucos detalhes | Os fantoches continuam sendo o material mais adequado. Música também exerce um grande fascínio sobre a criança
|
3 a 5 anos | Os livros adequados a essa fase devem propor vivências radicadas no cotidiano familiar da criança. | Predomínio absoluto da imagem, sem texto escrito ou com textos brevíssimos. | Livros com dobraduras simples. Outro recurso é a transformação do contador de histórias com roupas e objetos característicos. A criança acredita, realmente, que o contador de histórias se transformou no personagem ao colocar uma máscara.
|
6 e 7 anos
| Trabalho com figuras de linguagem que explorem o som das palavras. Estruturas frazais mais simples sem longas construções. Ampliação das temáticas com personagens inseridas na coletividade, favorecendo a socialização, sobretudo na escola.
| Ilustração deve integrar-se ao texto a fim de instigar o interesse pela leitura. Uso de letras ilustradas, palavras com estrutura dimensiva diferenciada e explorando caráter pictórico.
| Excelente momento para inserir poesia, pois brinca com palavras, sílabas, sons. Apoio de instrumentos musicais ou outros objetos que produzam sons. Materiais como massinha, tintas, lápis de cor ou cera podem ser usados para ilustrar textos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário