sexta-feira, 18 de abril de 2008

Aquisição da Escrita e Leitura



Exposta a uma riqueza de informações escritas e a grandes apelos visuais, a criança dos novos tempos acaba despertando mais cedo o seu interesse para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Quando falamos da proximidade da criança com o conhecimento sistematizado, podemos pensar em diversos fatores: o ingresso mais cedo na escola, o investimento de hoje na educação infantil, além da própria transformação das creches do “cuidar” para uma educação que promova a formação humana com uma ação educativa voltada para esta faixa-etária. A criança aprende a ler e a escrever do mesmo modo que aprende a falar. Ou seja: tudo depende da influência do meio, dos adultos. A escrita é revelada como “passinhos de bebê”. Nesse processo, jornais, revistas, livros e a televisão são fundamentais. Este reconhecimento, esta imitação no escrever, esta brincadeira, estes traços e rabiscos, este 'faz de conta' é o início do processo de aquisição da escrita. Por tudo isso, vale sempre destacar a importância de que a escola e a família estejam atentas. No estudo pedagógico e da infância, aprendemos que esses importantes “pequenos cidadãos”, durante essa fase, desenvolvem a consciência de conceitos como a percepção visual e auditiva, o esquema corporal e a coordenação motora.

Para ajudar, destaco algumas dicas de brincadeiras para desenvolver as habilidades comentadas:

•Cantigas de roda;

•Jogo de memória;

•Jogo do “Quente-frio” (brincadeira de esconder ou mudar objetos no ambiente);

•Imitação de animais (gestual e oral);

•Identificação das partes do corpo;

•Dança, Pata-cega, Coelhinho sai-da-toca e outras interações, tradicionais da sua região, por exemplo.

Para a felicidade da criançada, podemos – e devemos – contribuir criando uma rotina diária que permita a organização do tempo (antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã), o reconhecimento dos objetos de uso pessoal, identificando o lugar e o horário de uso (escova de dente, toalha, travesseiro, brinquedos e etc). A educação infantil de 0 a 5 anos tem como objetivo trabalhar amplamente estes conteúdos, fundamentada nos cinco princípios básicos: cuidar, educar, brincar, aprender e desenvolver-se.

Vale a pena viver e participar de tudo isso, acredite!.


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