sexta-feira, 2 de maio de 2008

Estilo de Aprendizagem

Um Estilo de Aprendizagem é um método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento. Cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único. Um Estilo de Aprendizagem não é o que a pessoa aprende e sim o modo como ela se comporta durante o aprendizado. Só lembrando, Estilos de Aprendizagem ajudam a explicar porque uma criança pode aprender a dizer todo alfabeto após ler um livro de alfabetização, enquanto que outras podem aprender a mesma coisa brincando com blocos de construção que tenham letras, e ainda outras podem aprender o mesmo, cantando músicas como a Canção do ABC. Atualmente, existem pelo menos Sete estilos de Aprendizagem identificados:

1.Físico (indivíduo que usa muito a expressão corporal)

2.Interpessoal (indíviduo extrovertido)

3.Intrapessoal (indíviduo introspectivo)

4.Linguístico (aqueles que se expressam melhor com palavras)

5.Matemático (os que usam mais o pensamento/raciocínio lógico)

6.Musical (se interessam mais por sons e música)

7.Visual (exploram mais o aspecto visual das coisas)


Físico - As pessoas com estas características são os inquietos, os fuçadores, os desmontadores de equipamentos e brinquedos, os que querem saber como funciona e ver por dentro, os que não conseguem ficar sossegados em seu lugar. Eles são pessoas que não conseguem ficar sentadas por muito tempo. Eles simplesmente raciocinam melhor quando seus corpos estão em movimento. Eles interagem melhor com o mundo através do contato manual e corporal. Os "Aprendizes" físicos adoram esportes, inventar, construir e dançar. Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais com atividades de expressão corporal, manipulando e tocando objetos, realizando exercícios, etc.
Eis alguns exemplos de profissinais com estas características: Dançarinos, Atletas Profissionais, Cirurgiões, Mecânicos, Construtores, e todos os tipos de Artifícies em todas as áreas.
Resumo:
. Aprendem mais tocando e manipulando objetos
. Se sentem melhor aprendendo em movimento
. Tem boa coordenação motora e habilidade física
. Se ficam parados por longos períodos não pensam direito
Dicas para ensiná-los melhor:
. Realize aulas práticas com montagens e construções de objetos e simulações
. Inclua aulas virtuais em computadores
. Alterne seções teóricas e práticas durante a aula.


Interpessoal - São as pessoas conhecidas com os ajudantes de plantão, os assistentes comunitários, os autênticos carregadores da equipe. Elas conseguem o melhor de si quando podem defender suas idéias e podem ajudar os amigos a resolverem problemas. Elas se relacionam melhor com o mundo através de suas interações com os outros e um entendimento de como as pessoas trabalham em grupo. As atividades onde terão melhores resultados são equipes esportivas, grupos de discussões e organização de eventos. Quando estão assimilando novas informações ou desenvolvendo sua capacitação na escola, elas obterão melhor desempenho com Jogos em Equipe, Trabalhos de Pesquisa em Grupo, ou trabalhando em pequenas equipes.
Alguns exemplos de profissionais com este perfil são: Conselheiros, Advogados, Professores, Políticos, Treinadores, Executivos, e Artistas tais como: Atores, Comediantes, etc.
Resumo:
. Rendem mais trabalhando em grupos
. Gostam de ajudar, ouvir e dar opiniões. Adoram viver rodeados de gente
. São organizadores natos de eventos e festas
Dicas para ensiná-los melhor:
. Realize projetos em grupos com eles
. São excelentes ouvintes
. Organize trabalhos onde possam lidar com o público, debates, entrevistas.

Intrapessoal - São as pessoas solitárias, aquelas que marcham conforme o ritmo da sua própria conveniência, e podem ser descritas pelos outros como tímidas. Estas pessoas não são anti-sociais, eles apenas pensam melhor quando são deixados à vontade para ditarem seu próprio ritmo. Elas se relacionam melhor com o mundo sob uma ótica independente e através da auto-reflexão. Atividades que pessoas assim gostam e são bem sucedidas inclui escrever, pesquisar e explorar a Internet. Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação na escola, os aprendizes Intrapessoais obterão melhores resultados com atividades onde possam trabalhar sozinhos, projetos independentes, e trabalhos de pesquisa.
Alguns exemplos de profissões para pessoas com este perfil são: Psicólogos, Escritores, Filósofos, Programadores de Computador, etc.
Resumo:
. Rendem mais trabalhando sozinhos
. São persistentes e tentam várias alternativas para resolver problemas
. Tem um raciocínio lógico muito apurado e são reflexivos
Dicas para ensiná-los melhor:
. Realize projetos independentes com eles
. São pesquisadores natos, use e abuse de trabalhos de pesquisa
. Trabalhos em grupo só em último caso, preferem seguir seu próprio caminho.

Lingüístico ou Verbal - São as pessoas conhecidas como os comedores de livros, os artesões das palavras, e pessoas que sempre sabem o vão falar. Estas pessoas são aquelas que causam impacto quando se expressam através de palavras faladas ou escritas. Elas se relacionam melhor com o meio através da linguagem. Estes indivíduos podem obter melhores resultados com atividades que incluam o uso da palavra falada, escrita de Poemas e leitura Literária. Quando estão aprendendo ou construindo sua capacitação profissional, elas se beneficiarão mais como Contadores de Histórias, Conferencistas, na condução de Entrevistas, Leitura e Escrita.
Algumas profissões de pessoas com essa natureza são: Autores de Peças de Teatro ou Novelas, Jornalistas, Conferencistas, Redatores de Publicidade, etc.
Resumo:
. Adoram ler e contar histórias
. Tem uma excelente memória e capacidade de organizar tramas literárias
. Tem boa fluência verbal e facilidade para se expressar
Dicas para ensiná-los melhor:
. Realize projetos literários com eles, vão adorar
. Realize concursos para redação de textos publicitários
. Realize debates de temas polêmicos, criação de uma peça de teatro, etc

Matemático - São as pessoas conhecidas como os gênios matemáticos, os apaixonados por jogos, e os seguidores e defensores das teorias Científicas. Isto não quer dizer que para concordar com alguma coisa esta precise ser provada cientificamente, isto significa apenas que eles pensam de acordo com o padrão lógico. Sua relação com o mundo é melhor através do Raciocínio, Números, Padrões e Sequências. As atividades que melhor se indentificam com eles incluem contagem e classificação de objetos, criação de tábuas cronológicas e tabelas, e solução de problemas complexos. No desenvolvimento de sua capacitação na escola, elas obterão melhor desempenho com Experiências Científicas, acompanhamento passo-a-passo de processos, e usando cálculos matemáticos.
Alguns exemplos de profissionais com este perfil são Cientistas, Matemáticos, Advogados, Contadores, etc.
Resumo:
. Adoram tudo que esteja relacionado com números
. Gostam de jogos de todos os tipos
. Tem um raciocínio lógico muito apurado
. Conseguem assimilar facilmente a realização de processos complexos
Dicas para ensiná-los melhor:
. Ao ensiná-los é preciso que os assuntos tratados possam ser comprovados
. São relutantes em aceitar as leis da tradição. Sem provas, nada feito
. Realize projetos onde possam organizar e classificar coisas e objetos
. Realize projetos de pesquisas científicas ou comportamentais

Musical - São aquelas pessoas que vivem cantando ou entoando algum som mesmo com a boca fechada, os cantores e aqueles descritos com tendo um ouvido musical. Vêem sons em tudo. Eles podem não serem os melhores cantores ou músicos, mas eles tem uma habilidade natural para interagir e entender os sons, musicais ou não. Sua relação com o mundo é através dos sons e ritmos sonoros. As atividades que podem ser mais proveitosas para elas são ouvir músicas, tocar instrumentos, interpretar sons, e cantar. Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais escrevendo letras e canções para músicas, tocando instrumentos para acompanhar seus trabalhos ou de outros, ou desenvolvendo projetos de multimídia.
Eis alguns exemplos de profissinais que aplicam seu Estilo Musical no trabalho são: Cantores, Músicos, Maestros, Engenheiros de Sons, Produtores Musicais, Web Designers, etc.
Resumo:
. Adoram tudo que esteja relacionado com sons e músicas
. Gostam de cantar, interpretar e escrever músicas
. Tem um ouvido muito sensível para interpretar todos tipos de sons
Dicas para ensiná-los melhor:
. Realize projetos para criação teatros musicais
. Realize projetos onde possam escrever letras para músicas já existentes
. Realize projetos de pesquisa, biografia e bibliografia musicais
. Realize projetos para criação de trabalhos em multimídia

Visual - Estas pessoas são os modernos Picassos e Renoirs, os grafiteiros e rabiscadores, e indivíduos que tem um talento natural para as cores e para harmonizar ambientes. Os indivíduos Visuais parecem ter um senso artístico que faz com que tudo que criam pareça agradável aos olhos. Sua relação com o mundo é através de pinturas e imagens. As atividades que podem ser mais proveitosas para elas incluem pintura, escultura, e a criação de artes gráficas. Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais com desenho e criação de diagramas inclusive gráficos, leitura cartográfica, criação de mapas, ou realizando demonstrações.
Eis alguns exemplos de profissionais que aplicam seu Estilo Visual no trabalho são: Arquitetos, Pilotos, Marinheiros, Pintores e Escultores, Web Designers, Criadores de Anúncios Visuais, etc.
Resumo:
. Tem uma grande facilidade para organizar com harmonia os ambientes
. Obras de arte, pinturas, gravuras, cores, seu mundo é quase só isso
. Para aprender precisam ver o trabalho sendo realizado
. São artistas plásticos em potencial
Dicas
para ensiná-los melhor:
. Realize projetos onde possam criar cenários para peças de teatro
. Faça um projeto para a criação de um Site para a turma ou escola
. Peça para que criem apresentações multimídia dos trabalhos da escola
. Realize projetos com interpretação de mapas, diagramas e obras de arte
. Use e abuse de ilustrações, gráficos, slides, filmes, etc, em suas aulas

E você, já identificou seu Estilo de Aprendizagem?
Perceba seus alunos que você também identificará os estilos de cada um!


Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR!

TÉCNICAS DE ARTES

Que bichos você vê?

Que bichos você vê?

Imagem curiosa...

Imagem curiosa...

Pode?

Pode?

.