segunda-feira, 27 de maio de 2013

VOCÊ PRECISA SABER...


O conhecimento de alguns termos é de fundamental importância para profissionais da área de educação. Pensando nisso selecionamos abaixo alguns termos para que possam servir de consulta. Não é nossa intenção explanar sobre cada um deles, mas apresentar apenas um breve significado. Cabe ao profissional buscar outras fontes para se aprofundar sobre causas, sintomas e tratamentos. 
· Aprendizagem - É o resultado da estimulação do ambiente sobre o indivíduo já maturo, que se expressa diante de uma situação-problema, sob a forma de uma mudança de comportamento em função da experiência.
· Agnosia - Etimologicamente, a falta de conhecimento. Impossibilidade de obter informações através dos canais de recepção dos sentidos embora o órgão do sentido não esteja afetado. Ex. a agnosia auditiva é a incapacidade de reconhecer ou interpretar um som mesmo quando é ouvido. No campo médico está associada com uma deficiência neurológica do sistema nervoso.
· Afasia - Perda da capacidade de usar ou compreender a linguagem oral. Está usualmente associada com o traumatismo ou anormalidade do sistema nervoso central. Utilizam-se várias classificações tais como afasia expressiva e receptiva, congênita e adquirida.
· Agrafia - Impossibilidade de escrever e reproduzir os seus pensamentos por escrito.
· Alexia - Perda da capacidade de leitura de letras manuscritas ou impressas.
· Anamnese - Levantamento dos antecedentes de uma doença ou de um paciente, incluindo seu passado desde o parto, nascimento, primeira infância, bem como seus antecedentes hereditários.
· Anomia - Impossibilidade de designar ou lembrar-se de palavras ou nome dos objetos.
· Anorexia - Perda ou diminuição do apetite.
· Anoxia - Diminuição da quantidade de oxigênio existente no sangue.
· Apnéia - Paragem voluntária dos movimentos respiratórios: retenção da respiração.
· Apraxia - Impossibilidade de resposta motora na realização de movimento com uma finalidade. A pessoa não realiza os movimentos apesar de conhecê-lo e não ter qualquer paralisia.
· Ataxia - Dificuldade de equilíbrio e de coordenação dos movimentos voluntários.
· Autismo - Distúrbio emocional da criança caracterizada por incomunicabilidade. A criança fecha-se sobre si mesma e desliga-se do real impedindo de relacionar-se normalmente com as pessoas. Num diagnóstico incorreto pode ser confundido com retardo mental, surdo-mudez, afasia e outras síndromes.
· Bulimia - Fome exagerada de causa psicológica.
· Catarse - Efeito provocado pela conscientização de uma lembrança fortemente emocional ou traumatizante até então reprimida.
· Catatonia - Síndrome complexa em que o indivíduo se mantém numa dada posição ou continua sempre o mesmo gesto sem parar. Persistência de atitudes corporais sem sinais de fadiga.
· Cinestesia - Impressão geral resultante de um conjunto de sensações internas caracterizado essencialmente por bem-estar ou mal-estar.
· Complemento (Closure) - Capacidade de reconhecer o aspecto global, especialmente quando uma ou mais partes do todo está ausente ou quando a continuidade é interrompida por intervalos.
· Coordenação viso-motora - É a integração entre os movimentos do corpo (globais e específicos) e a visão.
· Disartria - Dificuldade na articulação de palavras devido a disfunções cerebrais.
· Discalculia - Dificuldade para a realização de operações matemáticas usualmente ligadas a uma disfunção neurológica, lesão cerebral, deficiência de estruturação espaço-temporal.
· Disgrafia - Escrita manual extremamente pobre ou dificuldade de realização dos movimentos motores necessários à escrita. Esta disfunção está muitas vezes ligada a disfunções neurológicas.
· Dislalia - É a omissão, substituição, distorção ou acréscimo de sons na palavra falada.
· Dislexia - Dificuldade na aprendizagem da leitura, devido a uma imaturidade nos processos auditivos, visuais e tatilcinestésicos responsáveis pela apropriação da linguagem escrita.
· Disortografia - Dificuldade na expressão da linguagem escrita, revelada por fraseologia incorretamente construída, normalmente associada a atrasos na compreensão e na expressão da linguagem escrita.
· Disgnosia - Perturbação cerebral comportando uma má percepção visual.
· Dismetria - Realização de movimentos de forma inadequada e pouco econômica.
· Dispnéia - Dificuldade de respirar.
· Ecolalia - Imitação de palavras ou frases ditas por outra pessoa, sem a compreensão do significado da palavra.
· Ecopraxia - Repetição de gestos e praxias.
· Enurese - Emissão involuntária de urina.
· Esfíncter - Músculo que rodeia um orifício natural. Em psicanálise, na fase anal está ligado ao controle dos esfíncteres.
· Espaço-temporal - orientar-se no espaço é ver-se e ver as coisas no espaço em relação a si próprio, é dirigir-se, é avaliar os movimentos e adaptá-los no espaço. É a consciência da relação do corpo com o meio.
· Etiologia - Estudo das causas ou origens de uma condição ou doença.
· Figura fundo - Capacidade de focar visivelmente ou aditivamente um estímulo, isolando-o perceptivamente do envolvimento que o integra. Ex. identificar alguém numa fotografia do grupo ou identificar o som de um instrumento musical numa melodia.
· Gagueira ou tartamudez - distúrbio do fluxo e do ritmo normal da fala que envolve bloqueios, hesitações, prolongamentos e repetições de sons, sílabas, palavras ou frases. É acompanhada rapidamente por tensão muscular, rápido piscar de olhos, irregularidades respiratórias e caretas. Atinge mais homens que mulheres.
· Gnosia - Conhecimento, noção e função de um objeto. Segundo Pieron toda a percepção é uma gnosia.
· Grafema - Símbolo da linguagem escrita que representa um código oral da linguagem.
· Hipercinesia - Movimento e atividade motora constante e excessiva. Também designada por hiperatividade.
· Hipocinesia - Ausência de uma quantidade normal de movimentos. Quietude extrema.
· Impulsividade - Comportamento caracterizado pela ação de acordo com o impulso, sem medir as conseqüências da ação. Atuação sem equacionar os dados da situação.
· Lateralidade - Bem estabelecida - implica conhecimento dos dois lados do corpo e a capacidade de os identificar como direita e esquerda.
· Linguagem interior - O processo de interiorizar e organizar as experiências sem ser necessário o uso de símbolos lingüísticos. Ex.: o processo que caracteriza o analfabeto que fala, mas não lê nem escreve.
· Linguagem tatibitate - É um distúrbio (e também de fonação) em que se conserva voluntariamente a linguagem infantil. Geralmente tem causa emocional e pode resultar em problemas psicológicos para a criança.
· Maturação - É o desenvolvimento das estruturas corporais, neurológicas e orgânicas. Abrange padrões de comportamento resultantes da atuação de algum mecanismo interno.
· Memória - Capacidade de reter ou armazenar experiências anteriores. Também designada como "imagem" ou "lembrança".
· Memória cinestésica - É a capacidade da criança reter os movimentos motores necessários à realização gráfica. À medida que a criança entra em contato com o universo simbólico (leitura e escrita) vão ficando retidos em sua memória os diferentes movimentos necessários para o traçado gráfico das letras.
· Mudez - É a incapacidade de articular palavras, geralmente decorrente de transtornos do sistema nervoso central, atingindo a formulação e a coordenação das idéias e impedindo a sua transmissão em forma de comunicação verbal. Em boa parte dos casos o mutismo decorre de problemas na audição. Os fatores emocionais e psicológicos também estão presentes em algumas formas de mudez. Na mudez eletiva a criança fica muda com determinadas pessoas ou em determinadas situações e em outras não.
· Paratonia - É a persistência de uma certa rigidez muscular, que pode aparecer nas quatro extremidades do corpo ou somente em duas. Quando a criança caminha ou corre, os braços e as pernas se movimentam mal e rigidamente.
· Percepção - processo de organização e interpretação dos dados que são obtidos através dos sentido.
a) Percepção da posição - do tamanho e do movimento de um objeto em relação ao observador.
b) Percepção das relações espaciais - das posições a dois ou mais objetos.
c) Consistência perceptiva - capacidade de precisão perceptiva das propriedade invariantes dos objetos como, por exemplo: forma, posição, tamanho etc.
d) Desordem perceptiva - Distúrbio na conscientização dos objetos, suas relações ou qualidade envolvendo a interpretação da estimulação sensorial.
e) Deficiência perceptiva - Distúrbio na aprendizagem, devido a um distúrbio na percepção dos estímulos sensoriais.
f) Perceptivo-motor - Interação dos vários canais da percepção como da atividade motora. Os canais perceptivos incluem: o visual, o auditivo, o olfativo e o cinestésico.
g) Percepção visual - Identificação, organização e interpretação dos dados sensoriais captados pela visão.
h) Percepção social - Capacidade de interpretação de estímulos do envolvimento social e de relacionar tais interpretações com a situação social.
· Preservação - Tendência de continuar uma atividade ininterruptamente; manifesta-se pela incapacidade de modificar, de parar ou de inibir uma dada atividade, mesmo depois do estímulo causador ter sido suprimido.
· Problemas de aprendizagem - São situações difíceis enfrentadas pela criança com um desvio do quadro normal mas com expectativa de aprendizagem a longo prazo (alunos multirrepetentes).
· Praxia - Movimento intencional, organizado, tendo em vista a obtenção de um fim ou de um resultado determinado.
· Rinolalia - Caracteriza-se por uma ressonância nasal maior ou menor que a do padrão correto da fala. Pode ser causada por problemas nas vias nasais, vegetação adenóide, lábio leporino ou fissura palatina.
· Ritmo - Habilidade importante, pois dá à criança a noção de duração e sucessão, no que diz respeito à percepção dos sons no tempo. A falta de habilidade rítmica pode causar uma leitura lenta, silabada, com pontuação e entonação inadequadas.
· Sincinesia - É a participação de músculos em movimentos aos quais eles não são necessários. Ex.: coloca-se um objeto numa mão da criança e pede-se que ela aperte, a outra mão também se fechará ao mesmo tempo. Ficar sobre um só pé, para ela é impossível. Há descontinuidade nos gestos, imprecisão de movimentos nos braços e pernas, os movimentos finos dos dedos não são realizados e, num dado ritmo, não podem ser reproduzidos através de atos coordenados, nem por imitação.
· Sinergia - Atuação coordenada ou harmoniosa de sistemas ou de estruturas neurológicas de comportamento.
· Somestésico - Relativo à sensibilidade do corpo.

Bibliografia:
FONSECA, Vitor - Escola. Quem és tu? Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. ASSUNÇÃO, Elisabete da. COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. São Paulo, SP: Editora Ática, 2002.

14 comentários:

  1. http://www.fragrance-direct.info/ best Samba Red 2 FL OZ samples cheap Eternity 3 FL OZ 90ml gift sets Shopping for Hugo Boss 80ml bonus Purchase Samba Ice 15ml visa original mens cologne bottle 50ml diners club Discounted Belle En Rykiel 5ml for less Get Powerpuff Girls Blossom 25ml paypal Shop for Liquid Metal Summer 0.05 FL OZ accepts credit cards best Victoria Secret 96.60ml diners club Shopping for Violetta 3 FL OZ 90ml bonus best Paul Smith Floral 1.5ml amex cheap Clean Baby Girl 40ml reviews Sale of Tommy Girl Summer 60ml amex cheapest Roccobarocco Tre 75ml paypal not fake allure mens cologne 2 FL OZ paypal Shop for womens fragrance by 3.4 FL OZ 100ml online wholesale Murano 2.7 FL OZ amex original buy perfumes 3.4 US FL OZ free gifts cheapest Joop Berlin 3.4 UK FL OZ reviews Purchase Too Much 0.05 FL OZ visa

    [b]Get the best deals on Mens and Womens Perfumes.[/b]
    [url=http://cloakedlink.com/nsayuwazuf]
    [img]http://fragrance-direct.info/bigarrow.gif[/img]

    http://cloakedlink.com/nsayuwazuf <== VISIT THIS SITE TODAY (Up to[u] 80% Discount[/u] on select items)
    [/url]



    [size=1] IGNORE THIS----------------------------

    Isle Of Man Reading teeth whitening brentwood WiltshireAdelaide Spain [url=http://teethwhiteningstripsreviews.info] teeth whitening strips review[/url] teeth whitenung polanight tooth whitening opalescence whitening reduction Coaticook tooth whitenimng new york city teeth whitening Tayside teeth whitening berkeley tooth whitenng knowledge teeth whiteniong Chula Vista teeth swhitening teeth whiteninyg

    [url=http://guaranteedheightincrease.info/]height increase[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/
    [url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis growth[/url] - http://provenpenisenlargement.info/
    [url=http://provenskincareadvice.info/]skin care advice[/url] - http://provenskincareadvice.info/
    [url=http://getrichgambling.info/]get money gambling[/url] - http://getrichgambling.info/
    [url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreaks[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
    [url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]stop premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
    [url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]3g mobile cell phone on sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
    [url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] internationaloddities scams[/url]
    [url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]dro bud [/url]

    ResponderExcluir
  2. Howdy

    I just joined this good place. I found loads of useful information here. Please accept my little contribution towards community. I would like to share some [url=http://www.weightrapidloss.com/lose-10-pounds-in-2-weeks-quick-weight-loss-tips]quick weight loss tips[/url]. If you need to know how to lose 10 lb in a week, you are believably not seeing for a standard dieting and exercise plan. You can lose weight with a general diet and work out plan, Still this takes a lot of time doing intense cardio workouts and sticking with a strict diet. Here I will draft the exact steps that I took to lose 10 pounds in just a week.

    1. Keep Distance from all deep-fried foods for the week
    2. Drink an 8oz glass of Citrus paradisi with breakfast every day. (this speeds up your metabolism)
    3. Eat limited portions (stop taking when you are full)
    4. Rather than taking 3 big a meals a day, eat 5-6 small meals to keep your metabolism up and keep your body burning fat.
    5. Do not eat anything after 9pm. Its good to eat before 9 P.M. so that our body gets proper time to burn calories before sleep.
    6. Get plenty of sleep every night. Not having enough sleep has been proven to be a leading factor to the body storing excess fat.
    7. Use a body/colon clean for the 7 days. This will get rid of extra fat stored around the stomach area as well as cleanse your body of harmfull pollutants that makes you store fat and feel tired. Flush away excess pounds around the stomach area that otherwise would be hard to lose.
    8. I suggest you using Acai Berry Diet Pills. This one is proven to work, and you can get a free trial.
    9. For those mens/womens who want to burn fat quickly, avoid intoxicant.
    10[url=http://www.weightrapidloss.com/lose-10-pounds-in-2-weeks-quick-weight-loss-tips].[/url] A low GI diet is an outstanding method of loosing fat quickly.

    Thanks![url=http://www.weightrapidloss.com].[/url]!

    ResponderExcluir
  3. like gambling? love las vegas? prove on the all reborn [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] las vegas at www.casinolasvegass.com with all cranny of and beyond 75 advanced unobstructed [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games like slots, roulette, baccarat, craps and more and moved existent coins with our $400 on the abate beaten of commission bonus.
    we beget rhythmical clever b wealthier games then the tottering online [url=http://www.place-a-bet.net/]casino[/url] www.place-a-bet.net!

    ResponderExcluir
  4. Hey guys,

    I'm seeking help for the kids of Haiti.

    I'm doing my part for a non-profit group that is dedicated to
    creating an oppurunity for the children in haiti. If anybody wants to give money then then please do so here:

    [url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti

    They give kids in Haiti a positive learning environment.

    And yes, they're real.

    It would be great if you could help

    ResponderExcluir
  5. Hello, as you can see this is my first post here.
    In first steps it's really good if someone supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
    Thanks in advance and good luck! :)

    ResponderExcluir
  6. Coach is a superior American designer of luxury goodies, clear from handbags coach handbags to jewelry and sunglasses to shoes. The coach has been 1 of the most popular and brilliant designer handbags and accessories on the market name. They are distributed through Coach 400 stores and more than 1200 joint U.S. retail. As a result of solid market competition, [url=http://www.discountoncoach.com]coach online store[/url] website, as well as retail merchants are encouraging and offering Coach handbags outlet coupons for reduced prices. These coupons are emailed to customers or it can be exploited by visiting the discount coupons offered by the company websites. You can easily find websites offering a Coach Outlet Coupon through the popular search engines. What you need to do is simply type the words "Coach Discounted Coupons" and you will get a list of sites from where you can avail promotional or discounted coupons for the purpose of buying purses and handbags of you desired brand. Some other search terms which can help you to find out a Coach Outlet Coupon include "coach shoes discount", "coach coupon codes", "coach promo codes", "coach discount handbags", "coach promotional codes", "coach purses discount", "coach bags discount", and "coach bag coupons".

    To shop for fashionable [url=http://www.discountoncoach.com/coach/leather-bags]Coach Leather Bags[/url], visit [url=http://www.discountoncoach.com/coach/handbags]Coach Handbags[/url] Online Store. We give you best in the world and that too at very high discounted rate.

    ResponderExcluir
  7. hi

    i am trying to insert a [url=http://www.getapoll.com/]pol[/url]l intro this forum and i can't add the code from the page to this forum.
    Is there a tutorial so i can add a poll?
    i wan't to make a financial poll to know which services are better to apply payday loans or [url=http://www.usainstantpayday.com/]bad credit loans[/url]

    thanks
    prudderry

    ResponderExcluir
  8. astelin and online pharmacylevaquin us pharmacy dose

    [url=http://www.bebo.com/buylevitraonline1]buy online levitra cialis viagra[/url]

    ResponderExcluir
  9. Howdy all, I just registered on this brilliant online community and wished to say hi! Have a fabulous day!

    ResponderExcluir
  10. Hi everyone

    This is the best place to watch movies for free:
    http://www.freemoviez.biz

    You will like it

    I use it everyday

    [URL="http://www.freemoviez.biz"][IMG]http://static.thepiratebay.org/img/firefox-22.png[/IMG][/URL]

    ResponderExcluir
  11. mark wahlberg talks to animals, [url=http://community.bonniehunt.com/forum/topics/jim-wahlberg-and-mark-wahlberg]mark wahlberg erection[/url] mark wahlberg youth foundation
    gehjfrgghh

    ResponderExcluir
  12. hi everybody

    I figured it would be a good idea to introduce myself to everyone!

    Can't wait to get to know you all better!

    -Marshall

    Thanks again!

    ResponderExcluir
  13. if you guys constraint to sacrilegious [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra drugstore with a panorama generic drugs.
    you can smite into uncover drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the prime [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] roots on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

    ResponderExcluir
  14. pretty cool stuff here thank you!!!!!!!

    ResponderExcluir

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR!

Powered By Blogger