domingo, 26 de fevereiro de 2012

GRAMPOS DECORADOS


CRIANDO COM IMPRESSÕES...


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PROJETO: DIA DO CIRCO



VÍDEOS
  

SITES

Obra de Portinari
http://www.portinari.org.br/ppsite/imgs/obras/OAa_3480.jpg

Site do Circo Orlando Orfei
http://www.orlandorfei.hpg.ig.com.br/

SUGESTÕES DE LIVROS

A canção do circo
A estréia do carrinho palhaço
A mágica
A night at the circus
A risada da Biriba
Anita no circo
Asdrúbal, o mágico
Bê e Lê no circo
Cibele no circo
Cícero cicerone
Circo bagunça bem feita
Cliford no circo
Coelho palhaço e mágico
É tempo de circo
Guida no circo
João no circo
Lilá e Sibila no circo
Macaquices
Matilde, galinha do circo
Mickey no circo
No circo
O circo
O circo cheio de lua
O circo da aranha
O circo do cacareco
O circo do Mickey
O circo do padeiro
O circo do meio-dia
O circo o maior espetáculo do mundo em três dimensões
O circo vira mundo
O circo vira mundo e o palhaço estouro
O palhaço
O palhaço espalhafato
O palhaço voador
O quarto que virou circo
Os bigodes do palhaço
Os trapalhões no circo
Pão e circo
Pintando o rosto
Pintar a cara
Qual é, bicho?
Seu Quincas e o palhaço
Tem bicho no circo
Um circo de pernas para o ar
Um palhaço diferente
Vicente e Natália viva o circo



Banco de Palavras 
- palhaço
- palhaçada
- mágico
- trapezista
- malabarista
- malabares
- equilibrista
- monociclo
- arquibancada
- pipoca
- pipoqueiro
- algodão-doce
- amendoim
- balas
- apresentador
- leão
- tigre
- elefante
- macaco
- cavalo
- show
- globo da morte
- respeitável público
- maçã do amor
 

- picadeiro
- lona
- espetáculo
- ingresso
- bilheteria
- platéia
- aplauso
- fantasias
- alegria
- suspense
- maquiagem
- luzes
- cambalhotas
- risadas
- público
- banda
- jaula
- bailarina
- domador
- tratador
- trapézio
- circense
- corda bamba 




SUGESTÕES DIA DA MULHER

sábado, 18 de fevereiro de 2012

FRASE DA SEMANA...

Recados e Imagens - Pensamentos - Orkut

TEATRO PARA OS PEQUENOS...

ESTIMULAÇÃO PRECOCE

ESTIMULAÇÃO DA LINGUAGEM
ETAPA I
(5 dias a 2 meses)
  • Acudir quando chorar
  • Satisfazer rápido suas necessidades
  • Cantar para ele
ETAPA II
(1 a 7 meses)
  • Acalmar o choro com as palavras
  • Limpá-lo e alimentá-lo sempre que ele precise
  • Responder a suas palavras
ETAPA III
(4 a 14 meses)
  • Colóquio: sons e palavras
  • Repetição dos seus sons
  • Alegria pelos seus sons
  • Responder a seus sons
ETAPA IV
(6 a 24 meses)
  • Diálogo afetivo em seu vocabulário
  • Perguntas breves: está bom?
  • Responder as suas poucas palavras
ETAPA V
(9 a 36 meses)
  • Conversação
  • Não corrigir defeitos
  • Muitos temas breves.
  • Responder (que?)
  • Participação nos contos inventados
  • Bonecos: diálogo afetivo
ETAPA VI
(18 a 72 meses)
  • Conversação
  • Não cortar a imaginação
  • Cantar canções.
  • Canções inventadas
  • Corrigir ignorando suas faltas
ESTIMULAÇÃO MANUAL
ETAPA I
(5 dias a 2 meses)
  • Dedo na mão
  • Suspender a mão com o dedo
  • Cócegas na palma da mão
ETAPA II
(1 a 7 meses)
  • Jogos de dar e soltar
  • Objetos caseiros que possam pegar (colher de pau, garrafa de plástico vazia, etc)
  • Fantoche
  • Apertar a mão dele com carinho
ETAPA III
(4 a 14 meses)
  • Brinquedos flutuantes
  • Brinquedos incitadores
  • Brinquedos para tirar (que não machuquem)
ETAPA IV
(6 a 24 meses)
  • Brinquedos do tamanho de uma mão
  • Cubos, recipientes, etc.
  • Brincar de imitar: bater palminha, dar, etc.
  • Colocar e tirar (pegar biscoitos)
ETAPA V
(9 a 36 meses)
  • Massinha
  • Brinquedos grandes de encaixe
  • Martelo de brinquedo
  • Parquinho-areia-baldes para a água.
  • Tabuleiro
  • Comer e beber sozinho
  • Instrumentos musicais
ETAPA VI
(18 a 72 meses)
  • Conceitos espaciais (Pega isto e coloca no...)
  • Quebra-cabeça, encaixes
  • Pintar.
  • Massinha
  • Moldes de areia, escavar terra
  • Tabuleiro
ESTIMULAÇÃO MOTORA
ETAPA I
(5 dias a 2 meses)
  • Beijá-lo, abraçá-lo, acariciá-lo
  • Balançá-lo nos braços
  • Massagear o corpo
ETAPA II
(1 a 7 meses)
  • Banho e brinquedos
  • Massagem antes e depois do banho
  • Cócegas, carícias
  • Assoprar suavemente o seu corpo
ETAPA III
(4 a 14 meses)
  • Leva tudo à boca; descobre o tato
  • Bonecos de plásticos
  • Bichos de pelúcia, brinquedos de pano
  • Brinquedos rugosos, lisos, várias texturas
ETAPA IV
(6 a 24 meses)
  • Brinquedos de três dimensões
  • Cubos de empilhar
  • Palmas
  • Brinquedos flutuantes (diferentes texturas)
ETAPA V
(9 a 36 meses)
  • Quebra-cabeças simples. Encaixes de formas geométricas
  • Tabuleiro grande com marcadores
  • Jogos com areia, barro e água
  • Massinha
  • Jogos de ação
ETAPA VI
(18 a 72 meses)
  • Jogo de conceitos: duro, suave, áspero, liso...
  • Quebra-cabeça
  • Jogo de encaixar, jogos de pinça
  • Recortar e colar

Caixa Pedagógica

Aula Passeio


Objetivos:

Desenvolver o universo cultural e social do aluno, permitindo-lhe refletir e observar, criticamente, os aspectos funcionais de sua comunidade.
Aumentar o domínio e o espaço vital que o aluno deve possuir sobre seu macro-ambiente.
Estruturar o relacionamento pais-aluno-escola.
Colher material significativo para conteúdos das aulas (linguagem oral, escrita, natureza, sociedade e outras).
Conhecer os processos de transformações que os materiais sofrem, pela ação do trabalho humano.
Procedimentos:

O professor deverá ter uma idéia clara sobre o local a ser visitado para orientar os alunos a realizarem um roteiro prévio dos elementos mais importantes a serem observados durante a aula-passeio.
Deverão também ser trabalhados os aspectos de locomoção escola-local visitado, tais como: cuidados ao atravessar a rua, entrada e saída de veículos, normas sociais adequadas no relacionamento com outras pessoas, segurança pessoal e do grupo no local visitado, e outras.

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR!

.