sábado, 30 de janeiro de 2010

APROVEITE COMO QUISER...

(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR)

EDUCAR...

Técnica de Artes

MINHA FILHA NA NOVA ZELÂNDIA...

sábado, 23 de janeiro de 2010

O QUE UMA EDUCADORA DEVE TER...

Uma memória de elefante, para de tudo se lembrar.
Uma paciência de anjo, para a todos educar.
Olhos à volta da cabeça, para tudo poder ver.
Resposta automática, para a todos responder.

Microfone incorporado, para tudo registar.
Umas costas bem largas, para tudo isto aguentar.
Ouvidos com controle de intensidade, para não ficar com a cabeça atordoada.
E uma voz bem resistente, para não ter de ficar calada.

Oito braços como um polvo, para a todos ajudar.
E um coração de criança, para tudo apreciar.
Um bom filtro nasal, para aos maus cheiros resistir.
E um enorme bom humor, para tudo encarar a rir!

Mais 10 dedinhos de fada, que ajudem a trabalhar…
E umas pernas de atleta, para os mais pequenos apanhar.
Conhecimentos de informática, para usar o computador.
E também de medicina, para aliviar a dor.

Precisa também de ter muita cultura geral.
E nas áreas científicas, não poderá dar-se mal…
Biologia, Matemática e também Meteorologia.
Para além de Físico-química e também Geografia.

Tem de saber Psicologia, para lidar com as pessoas.
E dizer, sem magoar, às vezes coisas menos boas…
Enfim, uma Educadora à medida da necessidade,
Só feita por encomenda, não vos parece verdade?

(Autor Desconhecido)

COLÔNIA DE FÉRIAS

Jogos, passeios e brincadeiras que estimulem o intelecto e a socialização fazem parte da colônia de férias do C.E.I. Viver e Aprender, que tem como público-alvo os alunos matriculados para o ano letivo de 2010. Porém, esse ano estamos recebendo crianças de outras instituições que desejam utilizar nossos serviços.

O objetivo principal é realizar atividades de cunho pedagógico-cultural como dramatização com música, arte com argila, brincadeiras na piscina, teatro de fantoches, oficina de pintura e outras atividades prazerosas e com segurança. O objetivo é tornar uma experiência rica em atividades lúdicas e trabalhar a socialização com crianças de outras escolas.

Além do amplo espaço necessário para realização das brincadeiras, muita área livre, piscinas, brinquedos, parque infantil, oficina de arte e culinária são elementos que compõem nossa colônia de férias.

O filho encara como diversão e o pai vê a colônia de férias não apenas como uma alternativa de lazer para as crianças, mas uma diversão segura que proporciona aprendizado e a socialização dos filhos com outras crianças.

A idéia central do projeto colônia de férias é combater o ócio das férias e oferecer uma nova opção de lazer, de forma segura e prazerosa para as crianças. Todas as atividades são monitoradas por profissionais com experiência e sob a orientação da coordenadora pedagógica.

VISITE NOSSO NOVO BLOG: http://ceivivereaprender10.blogspot.com

IDÉIAS CRIATIVAS

MÚSICA COM ARTE

PINGÜIM

Bom dia, pingüim
Onde vai assim
Com ar apressado?
Eu não sou malvado
Não fique assustado
Com medo de mim
Eu só gostaria
De dar um tapinha
No seu chapéu jaca
Ou bem de levinho
Puxar o rabinho
Da sua casaca

Quando você caminha
Parece o Chacrinha
Lelé da caixola
E um velho senhor
Que foi meu professor
No meu tempo de escola
Pingüim, meu amigo
Não zangue comigo
Nem perca a estribeira
Não pergunte por quê
Mas todos põem você
Em cima da geladeira!

(Vinicius de Moraes)

domingo, 10 de janeiro de 2010

MÁSCARA DE CARNAVAL

Carnaval é mesmo uma época de folia, divertimento e comemorações !
Uma das coisas interessantes é usar máscaras de carnaval, normalmente as crianças se amarram e querem de qualquer jeito uma máscara de carnaval 2010.
São vários os modelos de Máscaras de Carnaval: águia, urso, extraterrestre, flor, pirata, indiana, super-herói, borboleta, robô e homem das cavernas.
Aprenda a fazer uma linda máscara de Carnaval também ! Confira nossa sugestão confeccionada pela criança!

PROJETO CARNAVAL

Cronograma: 1 semana

Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema “O Carnaval”, de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Objetivo geral:
Através deste projeto, levar a criança a:
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos Específicos:
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;
* Estabelecer regras para o jogo.

Conteúdos:
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração

Estratégias:
*Música, Poemas; Parlendas; Painéis; Pesquisa; Dança, Desenho; Pintura; Festa de carnaval; Brincadeiras infantis; Jogos diversos; Ditado;
* Recorte e colagem; Carta enigmática, Literatura infantil; Vídeos;
* Cds; Fantoches; Máscaras; Murais informativos , Atividades explorando a escrita de letras e números.

Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Sugestões de Atividades
*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.

* Cada criança recebe uma máscara de pirata (ou outro personagem) para pintar, colar adereços, enfim, enfeitar do seu agrado. E saem máscaras no capricho.

* É preciso promover momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Estes momentos são importantes para a socialização do grupo.

Brincadeiras Infantis:
* Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar espontaneamente com sugestões e idéias de brincadeiras infantis. Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outras.

Festa Carnavalesca:
* Na festa carnavalesca da escola as crianças são convidadas a virem fantasiadas e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade.

Conclusão:
Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.

Bom trabalho!

(E.M.C. JOAQUIM INÁCIO)

sábado, 2 de janeiro de 2010

VAMOS PINTAR?

UTILIZE MATERIAIS DIVERSOS PARA PINTAR...

2010...Ano Internacional da Biodiversidade

Em 2010 celebra-se o Ano Internacional da Biodiversidade. Subordinado ao tema "Biodiversidade é vida. Biodiversidade é a nossa vida", a iniciativa decorrerá durante todo o ano no mundo inteiro. Os seres humanos fazem parte desta rica diversidade e têm o poder de a proteger ou destruir. Beneficiamos muito mais com a sua proteção. É pois necessário proteger a rica biodiversidade do nosso planeta, que desaparece a um ritmo cada vez mais acelerado. A sua proteção e manutenção faz parte da nossa riqueza como seres humanos e como povo. Faz parte da nossa cultura social e humana. Sem ela, ficamos mais pobres na nossa essência e no nosso saber. As nossas ações no mundo de hoje, modificam a paisagem à nossa volta, muitas vezes de uma maneira irreversível. Devemos procurar uma maneira de entender a biodiversidade e as suas implicações na nossa vida. Se cada um fizer algo mais do que apenas "usar" a natureza, talvez seja uma maneira de começar. Está na hora de abrir os olhos e preservar o que é nosso e de todos: a Biodiversidade. (Gonçalo Lemos)

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR!

.