segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

TEMPO DE FÉRIAS: O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS?


Em época de férias escolares ou mesmo de longos feriados, quem tem criança pequena sempre tem que ficar procurando alguma atividade para que elas possam ocupar o tempo.

Mas...o que fazer com as crianças em todo o tempo livre? A preocupação é justificada, mas a boa notícia é que existem, sim, diversas formas interessantes de entreter a garotada e, de bônus, ainda reforçar os laços familiares. 

Ao planejarem as férias das crianças, os pais devem ter em mente a grande função do período: o descanso. Afinal, trata-se de um momento para a criançada curtir cada minuto com suas brincadeiras e deixar de lado as preocupações e obrigações que voltarão em algumas semanas.

Para muitos pais, estas semanas representam um desafio, pois eles precisam encontrar formas de entreter as crianças durante este período de descanso.

Segundo a terapeuta de família Suzy Camacho “nas férias, os horários ficam mais maleáveis, mas algumas regrinhas, como a hora de dormir e a de comer, precisam ser respeitadas o máximo possível para não atrapalhar o funcionamento normal do metabolismo da criança. Até os 6 anos de idade, os pequenos podem dormir e comer no máximo até uma hora depois do que estão acostumados. Fugir completamente da rotina pode deixá-los cansados e dificultar a volta às aulas”.
Veja algumas dicas para você se organizar com atividades lúdicas e se divertir com os pequenos:

Fazer com que as crianças mantenham o contato com seus amigos e colegas de escola, sempre é muito saudável para fortalecer os laços de amizade entre elas. Participar de oficinas infantis de leitura, fazer cursos de artes, passear em parques e praças, levar os pequenos para a cozinha e deixá-los preparar uma receita, fazer um piquenique ou acampamento, assistir peças teatrais e desenhos no cinema, fazer atividades lúdicas com jogos e brincadeiras antigas, proporcionar o contato com animais, fazer trilhas e caminhadas, empinar pipa,…ou até mesmo participar de uma Colônia de Férias.

O importante é mudar a rotina, desbravar outra realidade, fazer das férias um momento diferente e feliz! E se os pais conseguirem um tempinho, uma folga extra, é importante aproveitar em companhia deles. 


A intenção desse texto é motivar pais, familiares e responsáveis a pensar nestas ou em milhares de outras opções que podem garantir que esses poucos dias sejam alegres e divertidos para as crianças. Muitas vezes estamos tão entretidos em dar conforto e bens materiais que nos esquecemos de que o que torna alguém especial são o cuidado, o carinho e o tempo gastos com ele.   

Boas Férias... Patricia Salesbrum 
Psicopedagoga / assessora pedagógica 

                     CURTA A FANPAGE APRENDER: https://www.facebook.com/aprenderecia.oficial/
                 PARTICIPE DO GRUPO APRENDER: https://www.facebook.com/groups/grupoaprender/
SIGA O INSTAGRAM: _aprenderecia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR!

Powered By Blogger